Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paralychnophora bicolor (DC.) MacLeish EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com distribuição restrita (EOO=158,33 km²; AOO=12 km²), sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A área de ocorrência da espécie, com forte pressão antrópica pelo comércio ilegal, garimpo, agricultura e queimadas, sofre com o declínio contínuo da EOO, AOO, do número de indivíduos maduros e da qualidade do habitat da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paralychnophora bicolor (DC.) MacLeish;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Paralychnophora santosii ;
  • > Eremanthus bicolor ;
  • > Eremanthus santosii ;
  • > Albertinia bicolor ;
  • > Vanillosmopsis bicolor ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Paralychnophora bicolor é uma espécie a qual gera muitasdiscussões com relação a sua classificação taxonômica, sendo classificada poralguns autores dentro do gênero Eremanthus ou Lychnophora (Hind, 2000; Loeuille,2011). O material tipo do nome Paralychnophora bicolor foi encontrado para representar uma outraespécie do gênero, recentemente descrita como P. santosii. A aplicação indevida do nome P. bicolor nome érevisado por Loeuille (2011), o qual propôs uma nova espécie P.glaziouana, para plantas identificadas por autores recentes como P. bicolor, uma vez que o úniconome disponível, P. schwackei, é umacombinação ilegítima.

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Distribui-se nos Estados da Bahia e Minas Gerais (Loeuille, 2012).

Ecologia

Paralychnophora bicolor é uma espécie incomum, com uma distribuição disjunta nas serras daChapada Diamantina e nas florestas baixas da Bahia. Possui folhas oblanceoladascom base cuneadas e frequentemente margens da folhas revolutas e capítulosinteiramente conados(Loeuille, 2011). Desenvolve-se em campo rupestre, raramente em floresta costeira de restinga entre 450 e 1.800 m de altitude. (Loeuille, 2011).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Serra do Barbado, na Chapada Diamantina, possui comoprincipais ameaças: desmatamento e venda ilegal de madeira; queimadas; garimpoe agricultura sem manejo (Pereira, 2010).

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Serra do Barbado, na Chapada Diamantina, possui como principais ameaças: desmatamento e venda ilegal de madeira; queimadas; garimpo e agricultura sem manejo (Pereira, 2010).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Serra do Barbado, na Chapada Diamantina tem como ameaça a ocupação de brejos, beiras de rios e encostas (APPs); erosão; contaminação do solo e curso dágua; lançamento de esgotos a céu aberto; depósito e queima irregular do lixo (Pereira, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerasda "Deficientede dados" (DD) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha daflora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- LOEUILLE, B. F. P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). : Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2011.

- HIND, D. J. N. Two New Species of Paralychnophora (Compositae: Vernonieae) from Bahia, Brazil. Kew Bulletin, v. 55, p. 367-379, 2000.

- LOEUILLE, B. F. P. Paralychnophora in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB016227>.

- PEREIRA, R.G.F.D. A. Geoconservação e desenvolvimento sustentável na Chapada Diamantina (Bahia - Brasil). Tese de doutorado. : Universidade do Minho (Portugal), 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997, Belo Horizonte, MG, 1997.

Como citar

CNCFlora. Paralychnophora bicolor in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paralychnophora bicolor>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/05/2012 - 11:41:50